sábado, 9 de janeiro de 2010

"L' Italia!! Poverina! Comme È Caduta In Basso!..."

Destroçado, leio na imprensa informação referente àquilo que uma repugnante "aliança" Silvio Berlusconi/Neo-fascistas de uma tal "Liga Norte" fez do país de Dante e Miguel Ângelo.
A Itália, desde a antiga Roma sempre se comportou como uma espécie de versão-"loja dos 300" avant la lettre da Cultura [e das culturas, algumas delas determinantes, como a grega] do seu tempo.

É verdade.

Sob inúmeros aspectos, Roma foi sempre «uma Grécia sem a desculpa da inteligência e da beleza» e a Itália moderna, para além de uns quantos momentos de 'génio histórico' dificilmente repetíveis, raras vezes conseguiu resistir à tentação fatal de imitá-la.

Mas... "isto"??!!

Uma Itália onde um autarca [!]---um autarca de Lampedusa ainda por cima, um nome indissoluvelmente ligado ao momento extraordinário da inteligência e daq Cultura que permanece ainda hoje---muito justamente, aliás---o cultu(r)almente incontornável e ciclópico "Il Gattopardo" de Giuseppe Tommaso di Lampedusa...---se permite proferir palavras verdadeiramente inimagináveis [terroristas!] como aquelas que o "Público" de 08.01.10 transcreve e que textualmente reproduzidas resultam nesta coisa indigna, hedionda que é: "Eu não quero ser racista, mas a cadeira dos pretos cheira mal mesmo se for lavada" [!!].

Uma Itália que o impensável e perigoso "clown" que é Berlusconi e os seus "amigos" fascistas conduziram ao apodrecimento cívico, político e civilizacional talvez definitivo e, para já, seguramente total, recuperando---e mesmo elevando à escandalosa condição/estatuto final de "política de Estado"---aquilo que é inescondivelmente um latencial lado negro, sombrio, tentacularmente mafioso, charlatão e, ao mesmo tempo, truculento italiano de que, até aqui, o momento máximo havia estado representado por essa inominável figura de palhaço trágico, esse 'espantalho florido' e balofo que foi Mussolini mais a sua inimaginável corte de Cianos e Balbos.


Pois... até aqui...


[Imagem ilustrativa "gentilmente cedida" por ludus.info]

3 comentários:

Ezul disse...

Inquietantes notícias,as que ouvi hoje. Quando se assiste, em plena Europa, a uma verdadeira caça ao imigrante, temos de acreditar que a História se repete, que a monstruosidade não tem fim.

Carlos Machado Acabado disse...

E não me parece que tenha, de facto.
Notícias como a do "Público" de hoje sobre os acontecimentos em Lampedusa fazem-nos duvidar de TUDO, no fundo.
Da espécie humana, de tudo!
Estou genuinamente chocado!

Carlos Machado Acabado disse...

Não consigo dizer [ou pensar] outra coisa!
Como é possível "aquilo"?!
No canal "ARTE" passou recentemente o "Ditador" do Chaplin: a gente re/vê aquilo e parece-lhe estar a sonhar...
É como se a História fosse, afinal, completamente plana e estivesse sempre a repetir-se!
Um verdadeiro pesadelo"