sábado, 9 de janeiro de 2010

"Luiz Góis e uma [imprescindível!] Correcção"

Contactou-me a Amiga Ana, titular da notabilíssima "Encosta do Mar", um dos blogues irmãos do "Quisto" [que é já há uns tempos "visita regular" dessa belíssima "casa de poemas e imagens" que é a "Encosta..."] chamando-me a atenção para o que é indiscutivelmente um imperdoável lapso cometido numa 'entrada' anterior do "Quisto" onde se afirma [mea culpa! Mea culpa!] que Luiz Góis---que tão sublimemente a canta, aliás!---é também, o autor do poema dessa extraordinária "Cantiga para Quem Sonha" cujo texto se reproduz numa homenagem aqui feita a Luiz Góis e António dos Santos.
Ora, sucede, diz-me a Ana, que não é; e não é que não é mesmo!

Não é, de facto: os autores desse extraordinário "instante de pura e arrebatadora beleza" que é a "Cantiga..." são, na realidade, Leonel Carlos Duarte Neves [poema] e João Figueiredo Gomes [música].

Luiz Góis [que também é, de resto, um assinalável Poeta com obra publicada] neste caso "apenas" canta.

O modo como, no entanto, o faz---extraindo do belíssimo texto [e da empolgante melodia que o 'envolve'] toda a gama de potencialidades em matéria de celebração triunfal da própria Vida e da Solidariedade entre os Homens que ela contém---ajuda a compreender o facto de a sua voz poderosíssima ter acabado por se identificar de tal modo com a canção que torna "fácil" o equívoco [e, sobretudo a injustiça!] de quase esquecer os seus verdadeiros autores.

Não fosse a Ana [que me disse, aliás, ir republicá-lo numa "Encosta do Mar" para a qual o "Quisto" se atreve, desde já, a convidar todos quantos sonham encontrar "um lugar acolhedor e tranquilo para ler Poesia"]; não fosse, dizia, a Ana e o seu escrúpulo em matéria de rigor informativo e, desta vez, até o "Quisto" teria cometido o feio pecado de constituir [involuntariamente, embora, como é evidente] obstáculo a que "o seu" fosse muito justamente dado "ao seu [mais do que legítimo] dono", para mais envolvendo um 'objecto estético' verdadeiramente único como é indiscutivelmente esta belíssima "Cantiga"...

Era só o que faltava!...

Depois de um ataque de "azia" que até "meteu" Sade e Luiz Pacheco, uma injustiça destas---e logo cometida com aquela que é definitivamente uma das "canções da vida" do respectivo hospedeiro!...

Ai, "Quisto", "Quisto" não te trates, não e vais ver!...

Com a sorte com que anda o respectivo titular ainda vem de lá um Sócrates qualquer e, apanhando-o desprevenido, o faz para aí ministro da Educação ou da Cultura antes que ele possa esboçar sequer um gesto de defesa!...


"Ele" há dias!...

2 comentários:

Ana disse...

Notabilíssima não é, de certeza, a minha "Encosta do Mar" ... mas fica sempre muito envaidecida quando te vê por lá :-)
Está prometido ! A "Cantiga para quem sonha" é mesmo um instante de arrebatadora beleza, que terei muito gosto em publicar em breve.
Por hoje , convido-te para uma ida ao cinema. Imagina ... eu a ter o arrojo de te fazer sugestões em matéria cinematográfica!!!
Um beijo, Carlos.

Carlos Machado Acabado disse...

Vamos já ao "Nimas", Ana!...
[Ah! E tem lá paciência mas a "Encosta" é mesmo 'notabilíssima', ham?
Tem lá paciência!...]

Beijinho!

Carlos