segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"Pares Célebres do Cinema: Cary Grant/Eva Marie Saint [«North By Northwest»] e Cary Grant/Grace Kelly [«To Catch A Thief»]"


E agora algo decididamente mais 'leve' para fechar com uma nota menos sombria o "dia virtual" de hoje, segunda-feira: a Amiga Márcia Cristina Hungerbühler publicou, há pouco, no "Facebook" um curto video dedicado a alguns pares célebres do Cinema.

Inspirado por ela, aqui deixo o meu contributo pessoal para uma galeria privada: Cary Grant e a esplendorosa Eva Marie Saint, para mim, o arquétipo ideal da loura hitchcokiana, naquele que, em meu entender, é o "Hitchcock dos Hitchcocks", o fabuloso "North By Northwest", o filme que eu escolheria se, de todos os Hitchcocks, na minha videoteca/dêvêdêteca pudesse apenas [longe vá o agoiro!...] conservar um único---seguidos do filme que eu guardaria imediatamente a seguir caso não pudesse conservar o primeiro: "To Catch A Thief", um Hitchcock geralmente menorizado mas, para mim, por diversos motivos, rodeado de um particular fascínio: aqui é uma sublime Grace Kelly, à época em pleno apogeu da sua diáfana beleza, quem dá réplica ao mesmíssimo Grant, por sua vez, o actor hitchcockiano por excelência.

4 comentários:

Ana disse...

As memórias que fazes acordar ...!
O primeiro par célebre do cinema , escolhido por ti, aguça o apetite para os outros que se lhe seguirão!
Um beijo, Carlos.

Carlos Machado Acabado disse...

Eles aí vêm, Ana!
O segundo já começou a chegar...
Um beijo também para ti, Ana!
A gente vai-se vendo na "Encosta..."

samuel disse...

Há alturas em que as coisa boas e bonitas ganham outro sabor...

Abraço.

Carlos Machado Acabado disse...

É verdade, Samuel!
É uma das vantagens da tecnologia: hoje, pode-se, com efeito, tanto ouvir ["on the spur of the moment"...] uma ária ou uma canção que nos apetece, de súbito e de forma irresistível, escutar como rever um rosto ou uma sequência memorável de um filme ou ainda o filme inteiro, sempre que o corpo [o coração, o cérebro, sei lá!] nos pede[[m].
Eu faço isto milhentas vezes ao ano---para desespero dos que me estão próximos e que, por vezes, saem da sala aos gritos por já não suportarem as infindáveis repetições...
Há inclusivamente diálogos que eu sei inteirinhos de cor...
...com réplicas e tudo...
Enfim...por menos do que isso, estão lá outros com certeza...

Um abraço e obrigado pela "visita"!