domingo, 17 de janeiro de 2010

"«Das Urteil», colagem sobre papel de Carlos Machado Acabado"


Ainda fortemente influenciado pelos recentes acontecimentos internacionais, decidi republicar aqui uma colagem que fiz já há algum tempo em homenagem a Georg Wilhelm Pabst, a Fritz Lang, a C.T. Dreyer e, por fim, também a Kafka.

Quando a fiz, pretendi sugerir a angústia e o desespero de um homem só no meio de uma multidão [ecos de "Die Verwandlung" de Kafka ou de "M..." de Lang, por exemplo...] mas também, de um modo mais lato, a angústia e o desespero de um homem que deixou de querer ouvir o seu próprio tempo por ter acabado por converter-se em alguém que imagina ter ele próprio enlouquecido por se revelar completamente incapaz de perceber os sons que em seu redor proliferam e nos quais não consegue discernir palavras e sons mas apenas um interminável e profundamente doloroso ruído.

4 comentários:

Ana disse...

Uma colagem com a qualidade de todas as tuas. A angústia feita imagem.

Deixo-te na Encosta um poema de que gostas e eu também !
Um beijinho e obrigada, amigo!

Anónimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

lolita disse...

Confesso que não sou apreciadora de arte, (ou talvez pense que não, não sei...). Mas admito que gostei do desespero da sua colagem. Confesso que me revi muito naquela imagem desesperada que tal como disse, pensa ter enlouquecido. Acho que tal como todos nós, também já tive alguns desses momentos na minha vida.
E vendo-o numa perspectiva mais global é sem duvida uma imagem muito perspicaz de do mundo virado do avesso em que vivemos.
Um Abraço, Ava

Carlos Machado Acabado disse...

Muito grato às amáveis 'visitas' pela sua simpatia e pelo encorajamento que trouxeram!
A handful os thanks for you too "Hapi"!
Hope to see you around agiain!