Não o foi porque uma gravidez que Hitch, segundo alguns testemunhos não lhe perdou, o impossibiltou.
É difícil imaginar o que teria sido "Vertigo" com Vera--ou, já agora, "North By Northwest" com o título que chegou a ter de "The Man On Lincoln's Nose".
Ou, noutro exemplo ainda, "La Dolce Vita" se se tivesse efectivamente intitulado, como Fellini chegou a desejar... "Una Bella Confusione"...
Diz-se, aliás (outro "diz-se"...) que Hitch não ficou exactamente deslumbrado com o trabalho de Kim Novak, no filme (como com o de Paul Newman no muito injustamente menosprezado "Torn Curtain") .
Desta vez, o Mestre não teve razão.
Como gosta de dizer o Armando Rosa, as obras literárias sabem, em regra, infinitamente mais do que quem as escreveu...
...ou as cinematográficas do que quem as realizou, "for that matter"--ou seja Novak está simplesmente sublime no triplo papel dessa especular e fragmentária, eternamente infixa, Mulher hitchcockiana assim como Newman esteve soberbo no maltratadíssimo (basta ler o que J. César Monteiro, como sempre muito lucidamente, sobre ele escreveu!) "Torn Curtain", aliás, um dos filmes do Mestre que, pessoalmente, mais frequentemente revejo, aquele onde ele soube, como poucas vezes antes ou depois, mais impressivamente materializar o angustiante e kafkiano conceito de não-lugar, algo, de resto, tão característico do seu genial período americano...
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