domingo, 10 de maio de 2009

"Hannie Caulder"

Como actriz, nunca existiu mas foi, ainda assim, um dos meus mais graves "pecados" de cinéfilo.
Rachel Welch.
Aqui, no papel de 'Hannie Caulder', talvez a coisa mais conhecida que fez e que podia ter sido interessante enquanto projecto de inverter /subverter o universo... "androcrático" característico do "western" colocando uma mulher (e ainda por cima uma referência erótica absoluta como Welch no "lugar narracional e cultu(r)al" electivo dos John Wayne e dos Gary Cooper.
A imagem logotípica do filme (que aqui se reproduz) era um verdadeiro achado de sugestões "kinky" que vão do porno suave e mais ou menos... "canónico" ao muito subtilmente sado-masoquista.
A verdade é que nem "Hannie Caulder" (dirigido por um secundário Burt Kennedy e integrando óbvia influência do "western spaghetti" quando este começou a "retornar" com alguma força sobre os Estados Unidos através de realizadores como Don Siegel e actores como Clint Eastwood ou Eli Walach) nem a própria Rachel estavam reconhecivelmente à altura do papel subversor que podiam eventualmente ter assumido (elas como outro "monstro" erótico cinematográfico posterior, Sharon Stone que faria para Sam Raimi um outro "western com estrogéneos" mais ou menos famoso: "The Quick And The Dead")--papel que estaria, sim, reservado para outra gente e outras películas de que "Soldier Blue" (de um muito desigual Ralph Nelson, de que já aqui falei) é um incomensuravelmente mais interessante (e mais esclarecido) exemplo.

Sem comentários: