



As raízes históricas (plásticas e sob diversos aspectos, também cultu(r)ais e conceptuais ou conceptivas) de uma certa estética (ou "retórica visual"?) pós-moderna,
pop e, muitas vezes, recitativamente
kitsch (ou mesmo, não-raro, abertamente "
camp") e a sensualidade
decadentista vitoriana pré-rafaelita (nos seus melhores momentos, estimulante mistura de melancólica tensão auto-repressional voluptuosamente induzida--ou mesmo
facilmente persuadida--a sublimar-se numa espécie de labiríntico "onirismo de segurança", histórica e mitologicamente "encriptado") e (
im) puro mau-gosto
burguês traduzido em imagens, aqui re/consideradas--as tais "raízes históricas"--através de alguns "exemplos" ou "
equações" possíveis
.
De cima para baixo: Cicciollina e o ex-marido, Jeff Koens; John W. Waterhouse, "The Awakening of Adonis"; Dante Gabriel Rossetti, "Fazio's Mistress" e Kate Winslet, numa cena de nu do mega-sucesso "Titanic", dirigido por James Cameron.
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