sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Tu"


Quem vier aqui hoje tem prémio!

O "Quisto" hoje dá brinde!

E não dá um: dá dois: um, é o belíssimo poema de Helena Maria de Jesus Águas ["o segundo para quem vem de baixo": em baixo se diz quem é esta artista...] extraído do seu belo "A mar te".

O outro é a magnífica rosa que eu mesmo roubei do quintal de alguém chamado "double u-double u-davidsuzuki-dot-com para todos vocês, Amigos do "Quisto".

Se/quando/quem cá vier pode levá-la consigo para casa que eu não me importo: eu quando roubo, é para todos, está bem?...

... mas, por favor, façam de maneira a que o Sr. Suzuki não vos veja sair com ela, ham??

Por amor de Deus não me metam em trabalhos "ca bófia", ouviram?!...

E agora [agora é mesmo a sério!] o poema:


Como é dolorosa, esta teimosia de sofrer passiva
o drama deste mundo que se queima em cada
monte de ervas verdes!

Dóis-me. Tu não sabes como eu sinto---sempre
esta mania de me convencer que sofro. É verda-
de. Queria-te aqui. Despido de memória.
Mergulhaste neste lago e eu lavei-te a boca e
os olhos. Depois vieste dormir com o coração no meu
colo de mãe. Vem outra vez. Volta ao princípio
do mundo em que te conheci. Vem outra vez. E
outra. Eu dou-te um filho da natureza.

Tu.


[Nota: a disposição do texto foi muito ligeiramente alterada no último verso em que relativamente ao texto original a palavra que o compõe mudou de linha, passando a ocupar nesta transcrição uma linha própria destacada do resto do texto poético.

Também o título da 'entrada', "Tu", é o título da 'entrada', não o do poema---que o não tem.]

4 comentários:

Ezul disse...

Lindo poema e linda rosa! Quanto a roubar rosas, ainda bem que são virtuais...Se roubarem as rosas, quem perfumará os roseirais?
:)))

Carlos Machado Acabado disse...

Pois é...
Mas se as rosas não servem para homenagear a Amizade e os Amigos remetendo para um plano completamente secundário, de todo ignorável, quaisquer... "incidentes" de pura circunstância envolvendo o modo como à posse delas chegamos, para que serve, afinal, o perfume das rosas?...
:)

Carlos Machado Acabado disse...

É claro que se pode sempre perguntar: "E tem MESMO de servir para alguma coisa?..."
Pois e eu aí...

Ana disse...

Entre a rosa e o poema ... escolho os dois!
Lindíssimos prémios que roubaste para nós !