quinta-feira, 18 de março de 2010

"Joe Hill"


Numa altura da vida em que, por diversos motivos que não vêm todavia agora ao caso, é possível dizer que... renasci um pouco hoje, acode-me ao espírito uma canção que há muitos anos anda comigo [primeiro em vinil e, mais tarde, em CD] em que se fala de alguma coisa que vem, de um modo muito especial [e apenas parcialmente figurado, devo dizer] a propósito: "Joe Hill" de Joan Baez.

Joe Hill, "the man who absolutely refused to die", herói de lutas pela causa da organização dos trabalhadores norte-americanos, de um respeitável filme de Bo Widerberg [com Tommy Berggren no papel de 'Joe'] e, também, claro, desta admirável canção da irrepetível Baez [esteve ainda muito recentemente em Portugal, lembro onde cantou Zeca Afonso, "Grândola" e onde, em tempos, se recusou fazer uma canção dedicada a um dos homens de Abril porque "não faz cançõers para militares"] que aqui recordo tributando-lhe, de forma simbólica, a minha eterna admiração e o meu mais do que justificado respeito pela sua voz sublime tanto quanto pela sua exemplar coerência.

Faço-o especificamente através desta canção porque também a mim houve quem não quisesse deixar que eu recentemente tivesse, desta feita ainda---e ressalvadas as devidas diferenças---em mais de um sentido, morrido...


I dreamed
I saw Joe Hill last night,
alive as you and me.
Says I "But Joe, you're ten years dead"
"I never died" said he,
"I never died" said he.

"The copper Bosses killed you Joe,
they shot you Joe" says I.
"Takes more than guns to kill a man"
Says Joe, "I didn't die."
Says Joe "I didn't die."

"In Salt Lake City, Joe," says I,
Him standing by my bed,
"They framed you on a murder charge,"
Says Joe, "But I ain't dead,"
Says Joe, "But I ain't dead."

And standing there as big as life
and smiling with his eyes.
Says Joe "What they can never kill
went on to organize,
went on to organize."

From San Diego up to Maine,
In every mine and mill,
Where working men defend their rights,
it's there you'll find Joe Hill,
it's there you'll find Joe Hill!

I dreamed
I saw Joe Hill last night,
alive as you and me.
Says I "But Joe, you're ten years dead."
"I never died" said he,

"I never died" said he.

Sem comentários: