domingo, 10 de outubro de 2010

"De uma espécie de «função do orgasmo» em Cultura"


Uma coisa que me parece evidente é que se escreve cada vez pior português.


Claro que em torno desta evidência, se podem pôr diversas questões.


Uma dessas questões, começou José Saramago com a auitoridade moral e intrelectual que a sua tripla condição de português, de escritor e de homem do seu [e do nosso!] tempo por levantá-la uma vez em que se referiu a um aspecto dela que é geralmente ignorado ou, pelo menos, frequentemente elidido do debate: o facto de vivermos numa sociedade de imagens.


E, acrescentaria eu, de funções ou de funcionalidades.


Numa sociedade que interiorizou e culturalizou já, em larga medida, as ideias [as... ideações] tipicamente capitalistas de "valor" e de "mercado" integrando-as inclusive no modo estável e tópico de abordar em abstracto a Arte e a Cultura [1], i.e. de uma maneira que desvaloriza objectiva [e também paradoxalmente numa sociedade eminente---embora não educadamente!---sensorializada e erotocêntrica] o peso do "prazer" em favor do da "utilicidade" que é, chamemos-lhe assim, uma "valoração significada" de aspectos particulares da relação do indivíduo com a Cultura apta a converter-se secundária [e geralmente, alienada] mas também facilmente em "mercado"; numa sociedade assim modelada, dizia, é perfeitamente natural que as coisas possuam uma natureza eminentemente in-fixa [exactamente porque não são concebidas em geral para ficar, para permanecer mas, sobretudo, para gerar valor que pode também assumir a forma de uma utilidade que deriva é certo dos objectos; que "vive" nelas mas que é também algo de in/essencialmente isolável ou se quisermos alienável dos objectos como tal] e que elas, de facto, nunca "estejam verdadeiramente em si mesmas" mas, na realidade no valor que quisermos autonomamente atribuir-lhes.


O que eu digo [sem, todavia, me alongar demasiado, neste momento, sobre esta questão] é que, com esse fechamento do capitalismo mental e cultu[r] sobre o "valor da realidade" muito mais do que sobre ela mesma [bastará isso para explicar, juntamente com a de Deus, uma certa morte pós-moderna da Filosofia?] , tornou-se [hoje como no tempo em que Reich, que tinha desta questão uma percepção agudíssima e uma visão em geral muito lúcida e muito esclarecida, desenvolveu a sua teoria do orgasmo como expressão ou atitude eminentemente insurrecionais e mesmo em mais de um sentido revolucionárias]; o que eu digo é que, se hoje pretendermos, ser revolucionários a partir da própria essência mais abstracta do ser revolucionário, temos de começar por devolver aos objectos e ao prazer que é possível derivar da nossa relação indvidual e colectiva com eles [i] o seu estatuto natural de coisa ou coisas em si [Dinge an sich] opondo [ii] mesmo essa "Ding-heit an sich" das coisas e das sensações ao seu uso político alienado, construindo mesmo, em torno dessa perspectiva redentora da realação verdadeiramente livre do Eu com a outricidade objectual toda uma pedagogia e, se quisermos, uma Cultura.


Quando Saramago falava naquela possibilidade de "justificar" o mau uso da língua com uma certa obsolescência objectual das fotrmasc de intelecção e de expressão que prioritariamente a usavam, ele está, a meu ver, na prática, a constatar a existência deste fenómeno de "alienação global significada" que envolve também, de uma foma muitro clara o uso da língua.


A língua, hoje [como a Arte, a Cultura e as próprios indívíduos] "serve [ou servem] para", deixaram todas essas coisas simplesmente de "ser".


Há, pois, uma des-essencialização estável, persistente, das coisas [o que, enquanto expressão particular de um Zeitgeist que nos deu, por exemplo, o "existencialismo", não é necessariamente um mal] cuja re-essencialização sistémica e conjuntural, porém, está longe de possuir o mérito epistemológico e crítico daquelas outras formas intelectualmente nobres de impacto des-essencializador.


Fala-se hoje mal português, pois, em suma, porque o valor da língua---os valores que dela emergem ou podem emergir enquanto projecção consciencial do próprio indivíduo que, desse modo, manifesta perante ela enquanto criação do espírito o respeito que ela lhe merece---foi todo colocado fora dela e para além [jenseits] dela.


Alienado dela.




[1] Um fenómeno a que designo por "translação epistemeoforme" da informação ou do conhecimento]


[Imagem ilustrativa extraída com a devida vénia de photoshopsupport-dot-com]

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