sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Nunca mais---e quem não quiser põe na borda do prato, ham?!..."


Na sequência de uma sempre animada, útil e agradável troca de impressões com o Amigo Gonçalo Eusébio, aqui no "Quisto", decidi tornar pública uma deliberação que recentemente tomei: a de nunca mais, em caso algum, aceitar submeter as minhas opiniões na forma, por exemplo, de comentários em blogues, a um humilhante "exame prévio" que me repugna intelectual e civicamente e que, de resto---de forma, aliás, natural e instintiva, sem deixar de compreender, de forma pontual os argumentos de quem assim procede---sempre repudiei.

Tenham lá paciência, ham?

Eu já sou crescidinho [até demais para o meu gosto mas isso são outros "contos" que não vêm agora ao caso...], costumo assumir a responsabilidade do que digo e escrevo, não admito que me tutelem mais a opinião que é uma das poucas coisas que ainda me restam e de que não quero, por isso, abdicar.

De hoje em diante, portanto, acabou-se, de vez, a censura: só partilho opiniões com quem respeita a alheia a ponto de não tentar "capturá-la" em dispositivos que são objectivamente outras tantas armadilhas paternalistas, tutelares e, queiram-no ou não aqueles que a eles recorrem, censórios da opinião.

Pela minha parte, acabou!

Fico [ainda] mais só?

Talvez mas uma certa "educada e selecta" solidão [como dizia, por outras palavras, um horóscopo meu aqui há tempos...] nunca me meteu medo [pelo contrário!] e, além disso, mantenho intacto o respeito que devo a mim próprio e à minha independência intelectual e crítica.

... O que bem vistas as coisas vale mais do que certas companhias que, passando-nos a mão paternal [ou maternal] pelo pelo, inevitavellmente nos menorizam---e apoucam.


De hoje em diante, pois, quem, blogue ou site, quiser a minha "pobrezinha mas asseadinha" opinião... "paga-a" na forma do respeito que deve à sua autonomia, à sua independência e às suas, para mim cada vez mais sagradas, inteireza e liberdade!

Santa paciência, ham?!...

Sem comentários: