segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Lynn Redgrave"



Faleceu a actriz Lynn Redgrave.
De cancro da mama, um assassino terrível que não poupa ninguém.

Membro de um clã familiar célebre cujo fundador foi o actor Michael Redgrave, um brilhante actor britânico, pai da grande Vanessa Redgrave e da própria Lynn, esta era considerada a mais discreta das irmãs Redgrave das quais Vanessa era o elemento cinematograficamente mais evidente [fez um referencial e cultu(r)almente definitivo "Blow-Up" com Antonioni, por exemplo] e politicamente mais comprometido.

De Lynn fica uma longa carreira iniciada em 1962, no teatro, no Royal Court Theatre em "Midsummer Night's Dream" de Shakespeare em Londres e ao longo da qual trabalhou com directores como Laurence Olivier, Noel Coward e Franco Zefirelli ou como o dramaturgo e director Tom Stoppard.

Representou Shakespeare, como já disse [além de "Midsummer Night's Dream" entrou ainda em "Much Ado About Nothing" e "Twelfth Night", por exemplo, mas fez também, entre muitos outros autores, Shaw ["Mrs Warren's Profession"] e Tchekov ]"O Cerejal"].

Protagonizou em 1991, no Queen's Theatre em Londres, "As Três Irmãs" também de Tchekov com a irmã Vanessa, com a qual voltaria a trabalhar em [num duo que, no cinema, seria composto por Joan Crawford e Bette Davis] em "Whatever Happended to Baby Jane?"

No cinema, teve duas nomeações para o Óscar, a primeira das quais pelo seu papel em "Georgy Girl" [1966] mas antes já tinha feito parte do elenco do hoje clássico "Tom Jones" extraído do romance de Fielding e dirigido por Tony Richardson.

Com a irmã Vanessa, cuja militância trotsquista era bem conhecida, parece ter partilhado uma certa atitude desafiadora e obstinadamente reivindicativa que lhe valeu ser despedida depois de ter obtido enorme sucesso na televisão americana com a série "House Calls" quando insistiu, num episódio que, tendo em vista a causa do falecimento recente da actriz, tem algo de sinistramente irónico, em levar um dos filhos, à época, bébé de colo, para o estúdio alegando a necessidade de dar-lhe de mamar a horas certas.

Curiosamente mais tarde, aproveitando o ruído causado pelo processo judicial que se seguiu ao despedimento de Lynn, seria contratada pela casa Heinz, produtora de conservas, para uma campanha publicitária que decidiu investir no rumor público à época levantado pelo caso...
Há vários anos [desde 2002] que lutava contra a doença, tendo já feito uma mastectomia que tragicamente não evitou a progressão do mal e o falecimento ora ocorrido.

O irmão mais velho, Corin, havia, por seu turno, morrido igualmente de cancro, há pouco tempo ainda [em 2010] e a sobrinha, Natasha Richardson, filha de Vanessa Redgrave e mulher de Liam Neeson, havia recentemente sofrido um acidente de esqui igualmente mortal.

Sem comentários: