quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"Marcelino Camacho---A Morte de um Sindicalista"


Adaptado da Wikipédia, a enciclopédia grátis.


Marcelino Camacho Abad (Janeiro, 21, 1918 – Outubro 29, 2010), sindicalista e político, foi membro fundador das Comisiones Obreras (CC.OO) e o seu primeiro secretário-geral, cargo que ocupou entre 1976 and 1987.

Entre 1977 e 1981, desempenhou o cargo de deputado às Cortes espanholas pelo Partido Comunista.

Nascido em Osma, província de Soria, filho de um ferroviário com actividade sindical, Camacho cedo se familiarizou com as posições da esquerda socialista espanhola.

Em 1935, aderiu à organização juvenil do Partido ao mesmo tempo que iniciava a actividade sindical.

Durante a Guerra Civil de Espanha, Camacho combateu como soldado no exército governamental republicano nas frentes de batalha do centro e do sul do país.

Terminada a guerra, foi feito prisioneiro pelos sediciosos franquistas triunfantes do conflito e instalados no poder e condenado a trabalhos forçados, integrado num batalhão disciplinar sedeado em Marrocos.

Em 1944, juntamente com outros companheiros de infortúnio, logrou evadir-se e alcançar Orão, na Argélia Francesa, onde existia uma activa colónia de exilados espanhóis.

Aí, retomou a actividade política na célula local das Juventudes Socialistas onde viria a travar conhecimento com a futura esposa, Josefina Samper.

Preso em '67 permaneceu nove anos no cárcere tendo saído em 1973, indultado no âmbito de um famoso "Processo 1001" em que foram julgados diversos sindicalistas espanhóis.

Faleceu em Outubro deste ano sem nunca abandonar a militância partidária no P.C.E.

Sem comentários: