sábado, 7 de agosto de 2010

"Socialites e Socialixo"


Por sugestão de uma pessoa amiga do "Facebook", aderi recentemente a uma iniciativa relacionada com a minha profissão de [quase...] sempre: o Ensino.

Trata-se de uma profissão, como é sabido, cada vez menos considerada e escutada.

Ignoram-na, desde logo, os principais interessados no contrário, os alunos e os pais [ignoram-na---e/ou subvalorizam-na, de um modo geral, os respectivos "sindicatos", vulgo "Comissões de Pais", pelo menos e desacreditam-na e desertificam-na---assediam-na constantemente, é mais o termo...---as sucessivas equipas tutelares, independentemente da cor partidária, sempre prontas a cevar à tripa forra nas inúmeras debilidades de organização de uma classe profissional curiosamente muitas vezes, por alguns... "humoristas" mais imaginosos e criativos, taxada de demasiado... "corporativa".

Ignoram-na uns, depreciam-na e minam-na outros, escandalizam-na outros ainda.

Alguns e algumas deles e delas vindos das... elites.

São os e as socialites.

Uma delas ["senhora muito educada", como dizia uma cançoneta brejeira "do meu tempo" e que deve ter ido muito à escola e prestado muita atenção ao que lá ouviu enquanto tirava o curso de "pessoa célebre"...]; uma delas, dizia, com apelido de "aldeia saloia", Caneças, resolveu, um dia destes, tornar públicas algumas notas originais sobre "ronaldologia", uma "noviciência", como é sabido, muito em voga e não achou nada melhor para fazê-lo que o erudito "Correio da Manhã", na edição de 14.08.09.

... E saíu isto que se segue.

Diz a "socialite": "O Cristiano [aquilo, entre celebridades é, pelos vistos, mesmo assim, tipo... "tu-cá-tu-lá-oh-zé-da-burra": o Cristiano para aqui, a Lili para acolá, como dizia a minha avó: comemos todos da mesma gamela, não é?...] tem um corpo perfeito. E a nível de cara [repararam no estilo? "A nível de cara"! Belo, ham? Praticamente... queirozeano...] está a evoluir e está muito mais bonito [que isto de caras evoluem que se fartam, ham? É só deixá-las um instantinho sozinhas e zás! Lá estão elas a evoluir e a "ficar muito mais bonitas" sem pedirem licença a ninguém ou darem sequer cavaco aos donos ou a quem quer que seja...] .

E comenta o jornal: "A socialite Lili Caneças [é dela que se trata, já perceberam!] tiraria Cristiano Ronaldo do último lugar da lista Sexy 20" [?] e, pergunto eu, sabem o que é que lhe faria?

Não sabem?
Eu digo: "colocaria-o em primeiro lugar".

Generosa e profunda senhora para tão sábio jornal!

Tanto, tanto que eu, como prémio de tanta profundidade e de tanta erudição juntas, aproveitaria e... "mandaria-os" aos dois fazer um mestrado em "ronaldologia aplicada" em inglês técnico na Independente!...

Com a falta que há para aí de inovação, é vital premiar quem, deste modo, se dedica tão natural e tão generosamente a reinventar não apenas as ideias e os temas de indiscutível interesse jornalístico [tudo material do bom, como podem constatar---que o tal "Correio" quando se trata de servir a respectiva freguesia, não brinca em serviço!...] como, inclusivamente, a própria língua.

Ainda que seja preciso... martirizá-la um bocadinho mas nada, afinal, a que as línguas não estejam já habituadas: basta lembrar o tal "engenheiro" a passar alegremente a certidão de óbito ao inglês [no caso... nada técnico, aliás!] ou, ainda mais alegremente se possível, a... dar aquela brilhante extrema-unção linguística ao castelhano que o youtube não se esqueceu, muito merecidamente, aliás, de deixar devidamente registada e consagrada para a posteridade...


[Imagem ilustrativa extraída com a vénia da praxe de moonbattery-dot-com]

Sem comentários: