quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"Idade Mídia" [Ainda incompleto e por rever]


Numa altura em que os jornais e a televisão [sobretudo, esta...] se enchem de circunspectíssimas referências a uma tal "festa" dita já mais ou menos familiarmente "do Pontal" associada, como se sabe, aos rituais masturbatórios regulares, cíclicos, estivais do famigerado "pê-ésse-dê", vale a pena voltar, mesmo apenas muito rapidamente, a reflectir sobre as formas moderníssimas [eu chamo-lhes de preferência inorgânicas, pretextuais e "pós-modernas"...] de "reinvenção controlada do real" que definem, no fundo ou na in/essência, a "Idade Mídia", no mundo ocidental.

A tal "festa" é basicamente 'teatro': uma encenação cuidadosamente estudada para produzir aquele "efeito" de trompe l'oeil reflexivo que, entre nós, passa facilmente por "política".

Nada "daquilo", porém, é bom que se diga, se reveste da mínima relevância efectiva, nacional; nada "daquilo" é outra coisa que não uma série mais ou menos espalhafatosa e indescritivelmente campónia de "rituais de acasalamento de interesses" pura ou impuramente paroquiais e/ou meramente conventuais; nada "daquilo" ultrapassa o nível das meras "fachadas de Potenkine" ideológicas ou até intelectuais, podendo, com boa vontade, ser visto, na melhor das hipóteses, como um exibir de músculos suados e ensebados como naqueles ginásios pedantes mas, no fundo, rascas onde a pequena burguesia suburbanóide vai alimentar a imensa vaidade [e a inenarrável saloíce, meticulosamente aprendida nas inomináveis páginas da impensável "Caras" ou da indescritível "Lux"---daí eu ter atrás falado de singulares "rituais de acasalamento": aqueles fulanos estão ali, de facto, para "sacar" as fêmeas que lhes interessam para acasalar politicamente no imediato---e quando digo "fêmeas para acasalamento" falo, obviamente, do "bom povo" que, todos os anos, desce em esgotante e grunha peregrinação ao "Allgarve" para se acotovelar labregamente numa Côte d' Azur com batatas e grelos e a metade do preço da outra, da verdadeira---e, de caminho, se embasbacar a ver os "craques" da tanga política passar a caminho do masturbódromo algarvio, em álacre cortejo de vaidades e vazios.

A verdade, porém, é que a "coisa" faz capas, a "coisa" abre noticiários e até suscita exegeses e hermenêuticas sortidas como se efectivamente existisse e tivesse alguma coisa para dizer às televisões e às suas dóceis pessoas.

"Aquilo" é, numa palavra, a tentativa de fazer política-telenovela da TVI com actores não-profissionais, um "Fátima Lopes" ou "Júlia Pinheiro" a fingir que é política.

Pois mas está lá, afirmou-se, tornou-se uma marca que vende.

Que vende porque a direita morre de inveja do "Avante" e viu, na disponibilidade da Idade Mídia para se "pôr intelectual e politicamente a jeito" dos grandes interesses económicos e financeiros dos quais é, afinal, parte integrante uma maneira de matar dois coelhos com uma única e sonora bordoada: responde ao "Avante" com uma "coisa" que, sendo uma espécie de "sidekick" patusco, do grande fenómeno cultural e de massas que é o "Avante" é, em certos momentos, quase tão falada como ele [nos mídia é-o infinitamente mais "et pour cause"...] ao mesmo tempo que cria a ilusão de que o respectivo suporte grupal [muito remota e apenass muito pretextualmente 'partidário': o tal "pê-ésse-dê" que promove anualmente, julgo, "coisa"] tem não só alguma coisa para dizer, como está pronto para fazê-la.

Porque é assim que se vive e se aborda [se aborta?] topicamente a realidade na Pós-modernidade: inventando-a, criando-a, mediatizando-a.

Convertendo-a em "produto" que se vende---e se consome.

Como as viajens estivais ["estivais" de "estiva"...] dos incuráveis maloios suburbanitas de Telheiras ou da Quinta do Lambert que não têm onde cair mortos mas que ninguém lhes tire a Rivierazinha Maya ou o "resort" em Fortaleza ou os jeeps onde os falsos agricultores nascidos da trapalhona "europeização" cavaquista dos anos '80 estoiram alegremente os subsídios de Bruxelas...

É isto que a Esquerda portuguesa parece não ter ainda metido na cabeça: que quem não tem a televisão do seu lado hoje, pura e simplesmente não existe.

Não há volta a dar a isto: podem-se ter as mais puras e generosas das intenções, a ideologia mais estimulante, o património histórico e humano mais rico de experiências e vivências que, perante uma TVI a abrir noticiários com meninas acabadinhas de sair da modista ou do cabeleireiro ou cavalheiros de ponto em branco sempre com um Marcelo Rebelo de Sousa qualquer a tiracolo e um Sousa Tavares de reserva a sair do bolso do colete para as faltas, tudo isso se apaga, tudo isso se anula, tudo isso desaparece.

É a Idade Mídia, estúpido!

É tonta, é superficial e é vulgar?

Claro que é!

É mistificadora e embusteira, fazendo de autênticos charlatães, incompetentes de gema e alguns inqualificáveis burlões, heróis imaculados e virginais salvadores da pátria ?

Todos sabemos que sim: basta olhar à volta para confirmá-lo.

Mas é exactamente porque assim é e porque, nas mãos erradas, a Idade Mídia dá, nos nossos dias, preocupante [e inteira!] razão ao Bardo quando falava de uma "era em que os reis são bufões e os bufões são reis" que é preciso investir nela, fazer dela uma verdadeira prioridade estratégica, elegê-la como arena política impondo a si mesmo como projecto chegar lá para redimi-la da facilidade com que subverte, adormece, condiciona e manipula sociedades inteiras.

Não nos iludamos: o tempo dos cartazes "já lá vai" e o dos comícios acompanhou-o.

Hoje, as elites não estão nas editoras nem sequer já nas redacções de jornais como o "Notícias da Amadora" ou o "Comércio do Funchal" que, não por acaso, há muito fecharam.

O que há está "na televisão, a seguir ao telejornal" e é pela televisão que chega onde chega mesmo quando onde chega é sobretudo às cidades e à classe média---a uma certa classe média [ou... classe mídia?] cada vez mais pauperizada e devolvida objectivamente às origens [sub] proletárias anteriores à II Guerra Mundial e por isso potencial aliada das Esquerdas europeias.

É porque assim é que é preciso alargar a base social e sociológica da "teleespectação" ganhando para ela sectores que o sistema abandona na sua louca caminhada para... "lado nenhum histórico civilizacional e político" e fazer da Idade Mídia aquilo que essa mesma Esquerda fez com tanta lucidez das colectividades populares antes de 74: um campo de batalha substituindo a algarviada pseudo-política que hoje aí tem assento nem mais nem menos do que pela Revolução adaptada à "nova História" que nos rodeia a todos como Tempo e Modo civilizacional e político.

Sem comentários: