domingo, 22 de agosto de 2010

"Good Student, Lousy Marks"


Do "Público" de 20.08.10, extraio uma citação sobre a qual vale seguramente a pena que todos reflictamos um pouco.

Retiro-a do texto assinado por Ana Rita Faria [publicado com um título que, só por si, dá logo já pensar: "PIB per capita português ocupará em 2015 o pior lugar no ranking desde a adesão à UE"].

Depois de discorrer sobre uma prevista quebra do PIB nacional para economias como a do Egipto, da Malásia, das Filipinas, da Nigéria ou da Rep. Checa no ano de 2015, escreve a autora, a dado passo:

"À semelhança de outras nações de Leste, a República Checa tem sido responsável por boa parte da deslocação do investimento directo estrangeiro de vários países europeus, entre os quais Portugal, que apresentam custos de mão de obra superiores".

Pergunto eu:

Qual será a conclusão [ou a lição?] a extrair de tudo isto?

Que, em Portugal, ainda de ganha... demais?

Que devíamos, portanto, ganhar ainda menos?...

Que foi para ganhar menos que "entrámos" na "Europa"?

Que o "desenvolvimento" até aqui alcançado nesta o foi, afinal, à custa de uma "geo-política" de salários baixos, muito mais do que uma de alta produtividade?

Juntando, todas as perguntas numa única: sinceramente, a mim parece-me que valeria a pena que tirássemos todos um bocadinho do nosso precioso tempo de férias para reflectir nem que fosse um minutinho só sobre todas estas questões?...

E vocês? Que é que acham?...

[Imagem "gentilmente cedida" por patrickdion-dot-com]

Sem comentários: