sábado, 20 de junho de 2009

"O «mar "A-G-N»..."


Era o Jô Soares que tinha um "sketch" famoso que terminava invariavelmente com a escandalizada (e sempre incrédula) exclamação: "A ignorância da juventude é um espanto, 'tendeu?!"

Volta-e-meia, recordo essa frase do conhecido cómico brasileiro--sobretudo, quanto leio legendas de filmes, leio os jornais ou oiço os locutores da «nossa» televisão.

Ainda ontem, por exemplo, a Teresa Dimas, da SIC, "descobriu" excitadíssima a existência de um terramoto na Grécia cujo epicentro se situaria, segundo ela, a não-sei-quantas milhas da costa helénica, em pleno mar... "A-Gê-Ene"!

Exacto!

Mar "A-Gê-Ene".

É caso, diria eu, para ter cuidado--especialmente se se sente bem na actual profissão e não está a considerar a hipótese de qualquer (des?) promoção, pelo menos para já: é que se um dos três "estarolas" do Ministério da Educação a 'apanha' a dizer "coisas" destas, fá-la imediatamente para aí secretária de Estado da Costura, digo, da Cultura ou coisa que o valha!...
Ou coisa... pior!

Mar... "A-Gê-Ene", oh, Teresinha??!!

Tem de estudar mais um (bom!) bocadinho (de preferência, noutra que não na 'Independente, ouviu?...') e fazer os trabalhos de casa com mais cuidado, ham?...

É que, em inglês (de onde ouviu muito apressadament, aliáse--isso é óbvio!--a notícia original) pode dizer-se (e diz-se!) "Aegean Sea" mas, caramba, a gente cá também tem língua, valha-me Deus e nela, nessa "nossa" língua, "Aegean" diz-se... "Egeu"!

Já há muito tempo, caramba! Andava eu ainda na escola (e olha que já foi há uns anitos, ham?...) e já assim se dizia...
Ah! Não sabia?...


[Imagem ilustrativa extraída com vénia de images.artnet.com]

Sem comentários: