quinta-feira, 13 de novembro de 2008

"Ainda a questão educativa..."

Chelas: o Portugal "taveiroso" em todo o seu "mágico esplendor" envolve-se "pessoalmente" na "questão educativa"...

Hoje, dia 13.11.08, nova reacção dos estudantes do secundário, agora em Chelas contra um secretário de estado.
Por muito cruel que possa, à primeira vista, afigurar-se aquilo que vou dizer a seguir, não consigo evitar pensar que este tipo de incidente, apesar de obviamente em si mesmo censurável se reveste, no limite, de uma inegável justiça... poética a qual pode, inclusivamente, em última análise, contrbuir para que surja finalmente uma reflexão séria sobre o gravíssimo problema da disciplina escolar com todas as implicações que o mesmo evidentemente possui nos planos didáctico e pedagógico.

Durante anos, as televisões andaram a demonstrar à evidência que a questão da diciplina escolar existia---existe!---e que parece claro não ter o ministério da educação a minima vontade política de equaciá-lo com o rigor e a seriedade que ele (obviamente!) justifica e exige.

Pois bem: agora que o carro da ministra foi atacado com ovos para logo no dia imediato sê-lo também o de um dos seus secretários de estado; que a ministra foi impedida de sair do carro fim de debitar mais umas quantas banalidades sobre temas para lidar com os quais não está (e iso é cada vez mais evidente...) minimamente capacitada; agora que isso sucedeu, passará finalmente a "haver" um problema disciplinar para um ministério que usa (legitimamente ainda? É uma pergunta que se impõe...) o substantivo "Educação" no nome?...


Portugal: sempre em dia com o oportunismo sempre novas oportunidades para a mediocridade...

[Imagens extraídas com vénia respectivamente de catedral2.weblog.com.pt e socratinice.blogspot.com]

Sem comentários: