segunda-feira, 6 de abril de 2009

"Nuclear, Nuclear! Nuclear, Pum Pum!!..."

Do "Expresso" de 04.04.09: "Cientistas portugueses defendem nuclear".

Defendem??!!

Quer dizer: os cientistas portugueses fartaram-se de vez de ter juízo e de portar-se como pessoas crescidas e resolveram arranjar, a juntar às que já temos, mais umas quantas chatices para... animar a República!

Por amor Daquele Que está Lá Em Cima (distraído, pelos vistos...)!

Não chega já de problemas?

Nem o título de uma local ao lado--"Portugal tem nove [!!] auto-estradas a mais"--vos faz parar para pensar, ao menos, um bocadinho?

Bom, nesse caso, tudo está perdido: se agora até já os cientistas resolveram... "passar-se" de vez e desatar por aí fora a "desconversar", está mesmo tudo perdido!

Um País que segrega (ou que... excreta?) auto-estradas como os caracóis segregam baba e que, em geral, se relaciona com aeroportos, estádios de futebol e combóios de alta velocidade exactamente como os escaravelhos se relacionam com a m.) pode dar-se ao luxo de infestar-se a si mesmo com uma data de centrais nucleares sortidas para gáudio de um senhor Barros qualquer que resolveu, um dia, "visionariamente", "desenvolver-lhe o interior", contaminando-o com o único género de porcaria que faltava depois dos políticos corruptos, dos congressos partidários e dos governos de maioria absoluta?

Isto é, se ele, País (o País dos Cavacos, dos Sócrates, dos Varas, dos Vitorinos, dos Lelos--nomezinho engraçado este último, não?...) nem é capaz de determinar de quantos milhares de quilómetros de betão, isto é: de floresta abatida, de vilas, aldeias e cidades sem conto carregadinhas de ainda mais poluição "servida ininterruptamente a domicílio" (a ainda mais domicílios!), sucessivamente golpeadas, feridas, violadas, esventradas, literalmente assassinadas algumas delas (os nomes: Barreiro, Esgueira, Aljustrel e por aí fora dizem-vos alguma coisa?...) precisa realmente; se o País em causa (que, por acaso, é aquele onde nasci e vivo...) dizia, com "cientistas" e tudo nem isso é capaz de fazer, que espécie de confiança merece ele que lhe demos para que nos invada o "quintal das traseiras", agora, com radiações atómicas e mais lixo ainda--um lixo "novo" que um Sócrates qualquer há-de vir, por sua vez, um dia, ainda a descobrir que é bom é para queimar (para... "co-incinerar", como ele diz) numa Arrábida qualquer onde ainda não tinha conseguido que lhe garantissem entrada?...

Por amor de Deus!
Vão-se mas é f...!


[Imagem ilustrativa extraída com vénia de macalester.edu]

1 comentário:

Ezul disse...

Resta saber em que quintais esses crânios pretendem instalar centrais nucleares. É que já temos, lá para os lados de Lisboa, certos reactores maléficos, que deixam passar muita energia maligna (dizem que é sucesso e até avançam com certos números...).