segunda-feira, 22 de setembro de 2008

"O grande Volonté"

Gian Maria Volonté
O Grande Volonté!...
Quando me falam em Cinema (em Cinema italiano, sobretudo) além do Mastroianni, do Tótó, da Loren (eu "era" da Loren "contra" a Lollobrigida mas a minha secreta paixão, nestes territórios erótico-mediterrânicos era a Mangano: que rosto fabuloso! Para mim, era a Ingrid Bergman italiana: não precisava 'representar', o rosto dela dizia "tudo", o resto era já desnecessário!), do Gassman (grande actor cómico fez dele o Monniccelli!) e do Ferreri (o desigual, delirante Ferreri de que gosto muito, entre outras coisas, de um notável "I Love You!"), há um nome que me vem, de imediato, à ideia: o do grande Volonté!
Com ele, comecei em '74, a ver, por fim, Cinema em Portugal! Vi tudo menos o "MOnstro na Primeira Página". E que pena eu tive! Na noite em que ia passar no "Stadium" em Algés, eu e a Mia éramos os únicos espectadores!... O filme, claro, não passou.
No Volonté não sei que mais admirar depois daquele fabuloso "Vanzetti" que ele fez e que passou, em Lisboa, também no "Stadium".
Hei-de voltar a falar dele com o pormenor e a atenção que merece!
Para já, hoje, dele (e dessa fabulosa Mangano!) fica aqui, com um comovido sentimento de perda, a efígie característica, única, inconfundível de ambos em duas fotografias em que, curiosamente, Volonté faz lembrar o rosto de um outro excelente actor (recentemente falecido): Anthony Franciosa...


Silvana Mangano

Sem comentários: