quinta-feira, 4 de setembro de 2008

"O Audie Murphy! Ah! O Audie Murphy!... Se eu pudesse ser ele!..."

...Ah! Se eu pudesse ser ele e ter a Elaine Stewart apaixonada por mim!...

Quando o "Duelo de Gigantes" (que raio de tradução do original "The Night Passage"!...) foi ao Lys, fui lá vê-lo umas três vezes a seguir, se bem me lembro! O filme tinha também o James Stewart (mas eu era demasiado jovem para poder apreciar integralmente a "persona" contida do Stewart de que o Anthony Mann e, sobretudo o Ford titaram tanto (e tão brilhante partido!...).

O tipo nunca sacava da pistola, não matava ninguém, para ele os duelas eram de livros como n' "O Homem que Matou Liberty Valance!", dava conselhos como os nosos pais e professores... Ná!... Bom, bom era o Murphy. Até porque era baixinho (como o Alan Ladd) mas isso até "dava jeito" porque "provava" que um tipo não tem de ser grandalhão (e eu era um lingrinhas!...) para se fazer ouvir e "respeitar". Era bom (ajudava...) se tivesse uma voz cava como o Ladd (o Murphy não tinha mas não "havia azar": era só puxar da fusca e tudo entrava logo nos eixos...)

Elaine Stewart

Soube que morreu jovem e fiquei incrédulo dias a fio. Foi das primeiras vezes, suponho, em que pensei que era uma "chatice" a gente não conhecer previamente o "script" da realidade e, sobretudo, não poder alterá-lo quando queria...

Brandon de Wilde e James Stewart em "The Night Passage"

Sem comentários: