sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"The Third Man Theme"

2 comentários:

São disse...

Acredita que não sei qual o enredo deste filme, que me tem perseguido há anos?

Bom fim de semana

Carlos Machado Acabado disse...

É uma história interessantíssima de uma procura [de uma descida aos infernos, em última análise da incocência e da própria pureza] e que termina amargamente em desencanto e em desilusão...
Uma coisa muito "à Graham Greene" que é um dos meus autores de cabeceira ainda hoje e que, não por acaso, é publicada conjuntamente com "O Ídolo Caído", uma outra obra notável sobre a fragilidade dos mecanismos humanos da crença e a dificuldade natural [a dificílima sustentabilidade] da fé.
Uma parábola sobre os imensos riscos que a cercam e permanentemente ameaçam e comprometem, um tema muito caro ao "existencialista cristão" que foi [ou que alguns acreditam que foi!] Greene...
O filme foi "oficialmente" dirigido por Sir Carol Reed [que também realizou, aliás, a adaptação cinematográfica de "O Idolo Caído"] mas segundo alguma crítica, o grande Orson Wells [que, juntamente com Joseph Cotten e Alida Valli o protagoniza] não está "inocente" da respectiva realização.
Tem uma banda sonora hipnoticamente inesquecível de Anton Karas e "fala" de uma Viena crepuscular e interior, dilacerada, nocturna e prostrada de dor que é o reverso angustiante da imagem empolgantemente frívola dada pela Música de Strauss e pelo esplendor pomposo mas sempre, de um modo ou de outro postiço e "poseur", teatral, da Art Déco.
São: se puder, leia e vai seguramente gostar.
Um beihinho e um óptimo Natal.