sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"Um Tributo à Irlanda"


Um dos meus países-fetiche.
Melhor e mais precisamente: uma das minhas culturas-fetiche...

Pessoalmente, tenho a «tese» de que todos precisamos de ter um país assim: um país para nunca visitarmos de modo a podermos sobre ele construir todas as excitantes ficções que a imaginação aliada ao desejo é capaz de produzir e, desse modo, mantermos intacta a ilusão de que a perfeição existe, que está por aí algures, à mão de semear e que ainda um dia [que sabemos nunca há-de chegar precisamente porque antecipadamente já assim há muito decidimos que haveria de acontecer] havemos de conhecer "in the flesh"...
O meu é a Irlanda.

De cada vez que releio um ou dois dos «delírios textuais» de Joyce [sobretudo do Joyce de "Finnegan's Wake", o mais textualmente subversivo e libertador dos Joyces que conheço...] ou, noutro plano distinto, oiço coisas como esta sublime "Limerick" que vem imediatamente antes, visito extasiado, de uma vez só, a minha ideia pessoal de perfeição---de toda a perfeição que preciso e que, de qualquer modo, seria [sou!] física [e até mentalmente!] capaz de suportar...


[Imagem ilustrativa "gentilmente cedida" por thewildrover-dot-blogs-dot-ie]

Sem comentários: