sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"Fernando Riera 1920-2010"


Morreu Fernando Riera, o técnico chileno que, em Portugal, foi, entre outros, treinador do Belenenses [clube com o qual esteve a um passo de ser campeão nacional] e do Benfica.

Com o Benfica, foi em três passagens pelo Clube, duas vezes campeão nacional e esteve numa final das Taça dos Campeões Europeus que o Clube com Eusébio, Coluna e Costa Pereira perdeu para o Milan de Schnellinger e Rivera.

Foi a primeira final da Taça dos Campeões Europeus que o Benfica não ganhou [no ano seguinte, voltaria a perder a final, dessa vez com o ultra-defensivo Inter de Helénio Herrera] depois de, com Guttmann, o "velho feiticeiro" austro-húngaro, ex-bailarino e astutíssimo psicólogo, ter vencido duas, uma contra o Barcelona e outra contra o Real Madrid.

Depois de Guttmann, o homem que dizia "não se importar que as suas equipas sofressem quatro golos desde que marcassem cinco", Riera fez figura de treinador pouco ousado, defensivo e perdedor.

Na Luz sofreu, com efeito, sempre com a 'maldição de Guttmann' contra cujo futebol de ataque [o célebre "passa-ripassa-chuta"] a sua própria concepção, mais artística e elaborada, do jogo foi sempre julgado; Guttmann que jurava que, depois dele, nunca mais o Benfica seria campeão europeu, "profecia" que, como é sabido, se cumpriria embora tivesse com Riera, feito uma carreira brilhante, interna e externamente, chegando, como disse, a essa final com o Milan com uma equipa verdadeiramente fabulosa onde pontificava Eusébio, à época uma estrela internacional, cobiçadíssimo em Itália que era, à época, o "país do futebol", em termos europeus.

Morreu aos 90 anos.

Sem comentários: