terça-feira, 24 de março de 2009

"Um dos meus Benficas favoritos..."

...É este.
Foi Campeão Europeu quando era (literalmente!) uma "aventura" um português ir ao estrangeiro quanto mais distinguir-se lá...
Acho uma maravilha quando hoje outros falam de um suposto "hábito" ou mesmo de uma "cultura" (!) de vitória que (muuuuito!) supostamente os distinguiria como traço identitário "natural" dos restantes, incluindo o "meu" Benfica.
Esses são precisamente os mesmos que há meia dúzia de anos ainda vinham às Amoreiras levar doze e voltavam para "casa" a cantar que até podiam ter sido mais...
Como é fugaz a memória, não é?...
Certas memórias, em todo o caso...
Seja como for--porque aquilo que interessa é bem diferente da (in) actividade característica dessas memórias "selectivas" que Freud e, de há um tempo para cá certa "psicologia criminal" explicam na perfeição...--aqui vão os nomes destas inolvidáveis glórias, essas sim, guardiãs de uma cultura de vitória que chegou para empolgar (para o bem e para o mal, reconheçamo-lo) um País inteiro: Ângelo (o grande Ângelo Gaspar Martins que jurava a pés juntos a uma imprensa francesa literalmente boquiaberta, nas vésperas da final de Amesterdão que meteria o Di Stéfano, o Kopa, o Puskas e os "autres" todos, ali mesmo, na "poche" dele!...), Cruz, Cavém (o inesgotável Domiciano, um dos meus "heróis" de infância: cheguei a escapulir-me do pé do meu Pai para junto do relvado para o ver descer ao longo da lateral, mangas semi-arregaçadas, corda até ao fim!
Dele se dizia, aliás, pafraseando um conhecido "mot d'esprit" de Cândido de Oliveira cunhado para descrever o jogo já-não-sei-francamente-de-quem que "era como um chefe-de-estação que desse a partida aos combóios numa para ir esperá-los na outra a seguir"...), Mário João, Germano (o "Divino Calvo" que lia Filosofia e jogava como Descartes pensava) e Costa Pereira (o "Costa dos Frangos", um senhor na baliza) em cima.
Em baixo: José Augusto, Eusébio, Zé Águas, Coluna (o "Monstro Sagrado") e Simões ("Rato Mickey"): a "orquestra vermelha" no seu esplendor e apogeu!
Deixo, aqui, as suas imagens físicas inesquecíveis exactamente como quero absolutamente recordá-las com uma imensa saudade, a "ilustrar" a 'entrada' que deixei hoje no blog do meu Amigo "Sou de um Clube Lutador"...

Sem comentários: