quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Peter Falk" [1927-2011]




Que ele seja recordado sobretudo por um papel televisivo diz, afinal, tudo sobre a nossa relação tópica com a Arte, neste caso a do espectáculo.


Falo, como já se terá tornado evidente para quem me lê e já viu a fotografia que ilustra este texto, de Peter Falk, actor "de" Cassavettes, outro grande esquecido, membro com Sinatra, Dean Martin, Peter Lawford, Joey Bishop, Richard Conte, Sammy Davis Jr. e/ou Angie Dickinson do famigerado "rat pack", actor nascido em Nova Iorque a 16 de Setembro de 1927 e recentemente falecido, por causas não-divulgadas, aos 83 anos.


Sem a grande vulgarizadora, impiedosa niveladora e imensa banalizadora que é a televisão, não passaria, ao que tudo indica de um fulano baixinho, um pouco vesgo que "apareceu em alguns filmes". Era, todavia, actor suficiente para que Cassavettes o tivesse escalado para o elenco de alguns dos seus filmesde referência como o clássico "Husbands" onde contracena com Gena Rowlands, esposa de Cassavettes, Ben Gazzara, Mia Farrow e o próprio Cassavettes.


Que tenha ficado mundialmente famoso por um papel menor numa série policial demasiado óbvia e caricatural diz, repito, tudo sobre o que somos enquanto sujeitos [ou talvez mais exactamente enquanto objectos...] de Cultura e frequentadores das diversas formas de Arte [e de pseudo-Arte] existentes .

Sem comentários: