sábado, 28 de julho de 2012

Helena Cidade Moura [1924-2012]

In memorian de Helena Cidade Moura, um rosto e uma inteligência do tempo em que Portugal [ainda] se pensava. É um rosto desse 'Portugal digno, sério e inteligente' pré-Sócrates, pré-Portas, pré-Relvas e pré-Passos que, por breves momentos, pareceu poder vir a ser o de todos nós.
Nem sempre concordei com o rumo que seguiu o seu projecto pessoal de intervenção cívica e, sobretudo, politica mas nunca deixei de admirar o seu compromisso com a Cidadania, a Dignidade e a Inteligência.
Conheci-a pessoalmente, numa altura em que decidi que não havia de morrer sem conhecer Vasco Gonçalves, Otelo Saraiva de Carvalho e algumas outras figuras marcantes da História nacional... Deixo-lhe aqui, retirado, com ligeiras alterações do meu mural no Facebook, o preito da minha admiração e do meu profundo respeito pela sua pPessoa e pela memória que dela guardo.

Oxalá houvesse muitas Helenas Cidades Mouras hoje em Portugal. O País seria sem dúvida muito mais rico, cônscio de si e por isso, indiscutivelmente muito mais país!...

Sem comentários: