tag:blogger.com,1999:blog-6791092780421047443.post7261646106234370742..comments2023-08-23T04:23:16.153-07:00Comments on O Quisto Didáctico: "Marilyn Monroe and How to Marry a Millionaire..."Carlos Machado Acabadohttp://www.blogger.com/profile/02476640270920050148noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-6791092780421047443.post-63863572309306843132010-05-05T13:46:09.260-07:002010-05-05T13:46:09.260-07:00Era em tradução literal "Os Inadaptados"...Era em tradução literal "Os Inadaptados" e tinha argumento e diálogos de Arthur Miller, à época ainda marido da própria Marilyn.<br />Era um filme terrível, implacavelmente cinzento e crepuscular, doloroso no modo como punha em cena aquilo que americanos e ingleses designam por "the ravages of time", as mutilações ou devastações do Tempo, através dos rostos: envelhecido o de Clark Gable que vivia à época os seus derradeiros dias de vida e morreria de ataque cardíaco durante a pós-produção do filme senão mesmo nos últimos estádios da rodagem do mesmo; irreparavelmente desfigurado o de Monty Clift que fora um dos rostos mais belos de Hollywood mas no qual um acidente rodoviário associado a um período particularmente conturbado da vida pessoal do actor deixara marcas indeléveis; e cansado, profundamente marcado já pelo uso regular de medicamentos de todo o género, o da própria Monroe, cujos últimos dias foram de total desintegração e solidão pessoal que culminaria na completa incapacidade para memorizar o script do últmo filme e ao consequente despedimento.<br />O próprio Miller, que depois de "The Crucible" ["As Bruxas de Salem"] [1958] e, num certo sentido, sobretudo de "Death of a Salesman" ["A Morte de um Caixeiro-Viajante"] [1949] entrara numa espécie de "writer's block" continuado de que nunca mais recuperaria realmente, foi atacado pelo "script" do filme onde a crítica via uma espécie de peça teatral imperfeita, de modo que, para além da temática do próprio filme [a "estória" de um pequeno grupo de "drifters" ou "vagabundos" que eram pelo deserto, no fundo, à espera de coisa nenhuma ou da morte] este era, todo ele, afinal, o resultado da conjugação de diversas decadências reais que, desse modo, contribuiram para fazer dele um dos filmes mais tristes da História do Cinema.<br />O próprio John Huston, o realizador, tinha tido diversos problemas com a indústria e estava já claramente longe do apogeu da sua interessantíssima carreira.Carlos Machado Acabadohttps://www.blogger.com/profile/02476640270920050148noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6791092780421047443.post-48301815345943328952010-05-05T13:09:28.437-07:002010-05-05T13:09:28.437-07:00Mas esse foi um “boneco” que a aprisionou! Marilyn...Mas esse foi um “boneco” que a aprisionou! Marilyn, sempre (ou quase sempre) vista como um símbolo sexual, em detrimento da imagem de uma pessoa sensível e inteligente, capaz de representar outros papéis. Recordei-me, a propósito dessa imagem, de um filme em que entra também o Clark Gable: “The Misfits” (esqueci o título português), e que me impressionou, quando o vi, pelo ar frágil e pela bondade da personagem que encarnava. Um filme que nunca mais vi na televisão, apenas o encontrei agora no youtube. <br />Beijinho.<br />:)Ezulhttps://www.blogger.com/profile/11489890936309909022noreply@blogger.com